Índice
Quando o nosso fiel companheiro de quatro patas demonstra sinais de desconforto, cólica ou dor abdominal, o desespero de quem cuida dele é imediato. É perfeitamente natural querer aliviar o sofrimento do pet o mais rápido possível. Nesse cenário de urgência doméstica, muitas pessoas recorrem ao armário de medicamentos em busca de uma solução rápida, como o Buscopan, um remédio amplamente conhecido e utilizado por humanos para cólicas estomacais e intestinais.
No entanto, surge a pergunta crucial que todo tutor responsável deve fazer: pode dar Buscopan em comprimido para cachorro?
A resposta curta, direta e fundamentada na medicina veterinária é não sem orientação estrita do veterinário, sendo altamente desaconselhado por conta dos riscos severos à saúde do animal.
N esta primeira parte do nosso guia especializado, vamos aprofundar nos motivos pelos quais a automedicação canina com analgésicos e antiespasmódicos humanos pode transformar um problema simples em uma emergência veterinária grave.
1. O perigo invisível: A ilusão da segurança dos remédios humanos
Existe um mito perigoso e muito enraizado na cultura popular de que "se o remédio é seguro para humanos, ele também serve para animais, bastando apenas diminuir a dose". Esse raciocínio simplista é uma armadilha fatal na medicina veterinária.
O organismo dos cães funciona de maneira metabólica completamente distinta da nossa. Substâncias que o corpo humano processa, metaboliza e elimina com facilidade podem ser altamente tóxicas, cáusticas ou acumulativas no organismo canino.
O Buscopan comum contém como princípio ativo a butilescopolamina (ou brometo de escopolamina), geralmente associada à dipirona (no caso do Buscopan Composto). Cada um desses compostos apresenta desafios e ameaças específicas para os cães:
Sensibilidade digestiva: O trato gastrointestinal canino é muito mais sensível a princípios ativos sintéticos. Medicamentos desenvolvidos para estômagos humanos podem causar lesões severas na mucosa gástrica do cão.
Metabolização hepática e renal: O fígado e os rins dos cães possuem vias enzimáticas diferentes das humanas. Determinadas drogas sobrecarregam esses órgãos de forma irreversível, podendo levar à falência orgânica.
Efeitos colaterais amplificados: O que em humanos causa uma leve boca seca ou sonolência, em cães pode desencadear quadros neurológicos e cardíacos graves.
2. Entendendo os riscos específicos dos componentes do Buscopan
Para compreender por que o comprimido humano não deve ser administrado por conta própria, é preciso analisar o que acontece dentro do corpo do cachorro quando ele ingere os princípios ativos presentes nas fórmulas do Buscopan:
A Butilescopolamina (Agente Antiespasmódico)
Esta substância tem a função de bloquear os impulsos nervosos que provocam as contrações musculares involuntárias (os espasmos que geram a cólica). Embora nos humanos isso resulte no alívio da dor abdominal, nos cães o bloqueio excessivo dos movimentos peristálticos pode paralisar o trânsito intestinal.
Como consequência, o animal pode desenvolver quadros severos de íleo paralítico (paralisação intestinais), retenção de gases, inchaço abdominal extremo e até mesmo bloqueios que necessitam de intervenção cirúrgica de emergência.
A Dipirona (Presente no Buscopan Composto)
Muitas variações do medicamento contêm dipirona sódica. Embora a dipirona seja utilizada em cães sob prescrição veterinária rigorosa, a margem de segurança da dosagem é extremamente estreita.
Uma pequena falha no cálculo do peso do animal pode causar intoxicação por dipirona.
Os sintomas de intoxicação incluem úlceras gástricas, diarreia severa, queda abrupta da pressão arterial, danos renais e alterações hematológicas graves (como agranulocitose, que afeta as células de defesa do sangue).
3. Mascarando sintomas de doenças graves: O maior risco de todos
O maior perigo de dar um comprimido de Buscopan por conta própria não está apenas na toxicidade química do remédio, mas no fato de que você estará mascarando o sintoma sem tratar a causa real.
A dor abdominal ou a cólica em cães nunca é uma doença em si; ela é sempre um sinal de alerta de que algo está errado no organismo do animal. Esse desconforto pode ser o reflexo de dezenas de patologias distintas, tais como:
Ingestão de corpos estranhos: Brinquedos, pedaços de pano, ossos ou plásticos presos no estômago ou intestino. Dar um antiespasmódico nesses casos pode mascarar a dor enquanto o tecido intestinal sofre necrose ou perfuração.
Gastroenterites infecciosas ou parasitárias: Doenças graves como parvovirose, infestações severas por vermes ou giardíase.
Torção gástrica: Uma emergência médico-veterinária gravíssima, comum em raças grandes, que exige cirurgia imediata. O uso de remédios para dor pode atrasar o socorro e ser fatal em poucas horas.
Pancreatite: Inflamação aguda do pâncreas, que causa dor abdominal intensa e exige jejum absoluto e suporte hospitalar.
Quando o tutor administra o comprimido por conta própria, o cão pode ficar temporariamente mais calmo porque a dor foi mascarada. A falsa sensação de melhora faz com que o tutor espere demais para buscar ajuda profissional, permitindo que uma condição tratável no início evolua para um quadro irreversível ou fatal.
Nota Importante: A automedicação é um dos principais fatores que agravam quadros clínicos em pets. O alívio momentâneo da dor proporcionado por um analgésico humano pode custar o tempo precioso que o veterinário precisaria para salvar a vida do seu animal.
Comentários
Ainda sem comentários. Seja o primeiro a reagir.