Quando as bactérias do intestino viram inimigas

Ter bactérias no intestino é normal — e até necessário para uma digestão saudável. Na maioria das vezes, esses microrganismos convivem em equilíbrio, ajudando no funcionamento do corpo. No entanto, quando esse equilíbrio é quebrado, algumas delas podem se tornar perigosas.

Um exemplo é a Clostridioides difficile (anteriormente conhecida como Clostridium difficile), uma bactéria que vive naturalmente no intestino de algumas pessoas. Em condições normais, ela não causa problemas. Mas quando o uso excessivo de antibióticos elimina as bactérias boas que a controlam, ela pode se multiplicar sem freio.

Quando isso acontece, a C. difficile libera toxinas que danificam o revestimento do intestino, provocando desde diarreia leve até inflamações graves, como a colite. Esse quadro, conhecido como colite por Clostridioides difficile, é mais comum em idosos, pessoas hospitalizadas ou com sistema imunológico fraco.

Os sintomas incluem diarreia frequente (às vezes com sangue), dor abdominal, febre e náusea. Em casos graves, pode haver complicações que exigem internação. O tratamento envolve parar o antibiótico que desencadeou o desequilíbrio e, em alguns casos, usar medicamentos específicos contra a bactéria.

Prevenir é essencial: o uso responsável de antibióticos e a higiene rigorosa — especialmente em ambientes hospitalares, reduzem muito o risco. O intestino precisa de bactérias, mas em harmonia. Quando essa balança pende, o corpo avisa, e é preciso ouvir.

Veja também

Artigos detalhados

Tópicos relacionados